Professora Carina faz Conferência da Abertura em Corumbá


Tema: Literatura e Filosofia em Fernando Pessoa
A abertura da etapa de Corumbá do 10º Seminário do GPLV será na manhã do dia 12 de novembro, segunda-feira, com a conferência Literatura e Filosofia: o caso Fernando Pessoa, proferida pela Profa. Dra. Carina Marques Duarte. Professora de Literatura Portuguesa no Câmpus do Pantanal da UFMS, a Profa. Carina é doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também fez mestrado em Literaturas Portuguesa e Luso-Africanas e se graduou e licenciou em Letras Português-Espanhol. Na mesma instituição realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Letras, com pesquisa sobre literatura africana de língua portuguesa.
Pesquisadora do Círculo de Pesquisas Literárias, CIPEL, que há mais de cinquenta anos reúne pesquisadores de várias áreas das Ciências Humanas, Prof. Carina possui artigos publicados em vários periódicos científicos e anais de eventos. É autora de seis capítulos de livros e de dois livros. Apresentou dezenas de trabalhos em congressos e seminários e ministrou minicursos e palestras na área de Literatura.
Desde 2003, atua como professora, com experiência em todos os níveis da Educação Básica. Atuou, ainda, em cursos preparatórios para concursos e, como professora estagiária, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde ministrou módulos nas disciplinas Literatura Portuguesa I, Literatura Portuguesa III, Literaturas Africanas e Literatura Comparada.
Além disso, já participou de bancas examinadoras de trabalhos de conclusão na área de Letras e, no âmbito do GPLV, fez debate de projetos no evento Intercâmbios Linguístico-Literários do Centro-Oeste, organizado pelo PROFLETRAS e pelo PPG-Letras da UFMS de Três Lagoas.
Eis a ementa da Conferência:
Fernando Pessoa revela que sempre foi um poeta animado pela filosofia. Nele sempre houve o predomínio do sentido interior sobre os cinco sentidos, o que o levava não apenas a ver as coisas de modo diferente dos demais indivíduos como a extrair da realidade um significado profundo. Dotado de um espírito questionador, que recusava uma resposta definitiva, o poeta debruçou-se sobre as mais diversas questões concernentes ao humano – a morte, a passagem do tempo, Deus, a busca da verdade, o mistério. De maneira que, na sua obra – e isto, principalmente, por ser ele um competente leitor de filosofia –, pode-se descobrir uma filosofia modulada pelo poético. Para Nietzsche, seus aforismos possuíam uma força proveniente da poesia, já que eram construídos com imagens e metáforas. O poeta e o filósofo são considerados, por Deleuze e Guattari, gênios híbridos e detentores de força, pois povoam os seus textos com outra matéria. A poesia de Fernando Pessoa dialoga com a filosofia de Nietzsche. O objetivo desta Conferência é apontar em quais textos e como se realiza este diálogo.

 SERVIÇO:
Dia 12/11 - 7h – Conferência de Abertura:
Sala H-108
Literatura e Filosofia: o caso de Fernando Pessoa, pela Profa. Dra. Carina Marques Duarte (CPAN / UFMS)

Postagens mais visitadas deste blog

Fotos do 10º Seminário do GPLV

Fotos do Seminário em Corumbá

Resiliência. Persistência. Constância.