Minicurso interdisciplinar sobre literatura e cinema é nesta sexta-feira

       O Professor Marcos Dorneles, doutorando em Estudos Literários no PPG-Letras e membro do GPLV, ministra nesta sexta-feira, na etapa de Três Lagoas do 10º Seminário do GPLV, minicurso interdisciplinar a partir da interface da literatura com o cinema.

           Confira abaixo as informações sobre o minicurso:


Sexta-feira (09/11)
7h50-12h10 -
Minicurso1: Intercâmbios cinematográficos-literários
por Marcos Heck Dornelles (CPAQ/CPTL/UFMS)
Sala 23007/Bloco III/Câmpus II



INTERCÂMBIOS CINEMATOGRÁFICO-LITERÁRIOS

Marcos Rogério Heck Dorneles (UFMS / CPTL/ PPGL / CPAQ)
  
Resumo: Exposição, reflexão e crítica acerca de elementos inerentes aos universos do cinema e da literatura, e sobre o papel de algumas interações entre esses dois âmbitos. Para tanto, são destacados os seguintes pontos: a escolha de filmes ficcionais em que a atividade literária desempenha papel primordial na construção da trama cinematográfica, a seleção de conjunto de motivos que compõem o tema das narrativas, e a expressão da jornada ambígua e/ou agônica dos protagonistas. Tal inter-relação de condições composicionais possibilita a indicação de uma recorrência artística (de viés dubitativo, conflitivo e irônico) em que romancistas mergulham simultaneamente no processo de criação literária e de convivência social. Com o intuito de aprofundar os debates sobre essa interface, o minicurso estabelece um diálogo com proposições teóricas e críticas provenientes dos estudos literários e cinematográficos (AGUIAR E SILVA, 1979; COMPAGNON, 2012; FRANCO JÚNIOR, 2009; CORSEUIL, 2009; CLERC, 1994), e, por outro lado, assinala as considerações provisórias de valorização do andamento tensional, de afirmação do caráter metalinguístico das narrativas, e de consolidação dos aspectos sociais na elaboração ficcional.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Apreensão perceptiva; Metalinguagem.

Público-alvo: docentes e discentes da área de Letras e áreas afins.
Carga-horária: 4 horas.

Vagas: 20. 



Bibliografia do minicurso “Intercâmbios cinematográfico-literários”:


AGUIAR E SILVA, Vítor Manuel de. Teoria da Literatura. Coimbra: Almedina, 1979.

CLERC, Jeanne-Marie. “La literatura comparada ante las imágenes modernas: cine, fotografía, televisión”. In: Pierre Brunel, Yves Chevrel (Orgs.) Compendio de literatura comparada. Madrid: Siglo Veintiuno Editores, 1994.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. 2 ed. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão, Consuelo Fortes Santiago . Belo Horizonte: UFMG, 2012. 

CORSEUIL, Anelise Reich. “Literatura e Cinema”. In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana. Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá, Eduem, 2009.

FRANCO JÚNIOR, Arnaldo. “Operadores de leitura da narrativa”. In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana. Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá, Eduem, 2009.

El ciudadano ilustre. Direção: Gastón Duprat; Mariano Cohn. Buenos Aires: 2016. 1DVD (118 min), son.,  color.

El autor. Direção: Manuel Martín Cuenca. Madrid: 2017. 1DVD (112 min), son., color.

Postagens mais visitadas deste blog

Fotos do 10º Seminário do GPLV

Fotos do Seminário em Corumbá

Resiliência. Persistência. Constância.