Palestra trata da Pedagogia de Projetos no ensino de literatura
Mestre
em Estudos Fronteiriços pela UFMS/CPAN, com o estudo A mendiga e o
andarilho: a recriação poética de figuras populares nas fronteiras de Manoel de
Barros (2010), e Especialista em Língua Portuguesa, a Professora Luciene
Lemos de Campos, Gestora Pedagógica da Coordenadoria Regional de Educação de
Corumbá (SED/CRE-3), profere palestra sobre a utilização da Pedagogia de Projetos em sala de aula no
ensino de literatura.
A
palestra abre a Mesa 1 do Seminário, e será às 13h do dia 13 de novembro,
na Sala H-108 da Unidade I do Câmpus do Pantanal da UFMS, em Corumbá.
A
professora subsidia a palestra com sua experiência em sala de aula no Ensino
Fundamental e Médio, tendo atuado em escolas públicas e particulares de Corumbá e de Três Lagoas e como professora substituta em Prática de Ensino na UFMS, atua, no momento, como Gestora Pedagógica na Coordenadoria Regional de Educação. Ingressou como aluna especial no Doutorado de Letras (CPTL) e Mestrado em Educação (CPAN) e foi professora Finalista Nacional na Olimpíada da Língua Portuguesa de 2016. Sua palestra tem aporte teórico das áreas de Literatura,
Metodologia Científica e Pedagogia. Para a professora, o trabalho com projetos
é um trabalho interdisciplinar, com o amálgama de conceitos e
procedimentos de estudo de diversas áreas.
Eis
a ementa da palestra:
LITERATURA
E PEDAGOGIA DE PROJETOS
Luciene
Lemos de Campos (SED/CRE-3)
RESUMO: No presente estudo, procura-se
fazer uma introdução à literatura de ficção como elemento basilar para
propiciar a possibilidade de uma explosão do conhecimento alicerçada em uma
pedagogia de projetos. Embora existam muitas discussões e estudos referentes às
questões do ensino de literatura e da prática da leitura literária em sala de
aula, ainda se constata uma carência de ações pedagógicas que produzam
resultados capazes de reverter o contexto das deficiências desse setor em nosso
País. O objetivo deste estudo é discorrer sobre a importância da literatura
para o ensino em sala de aula, a partir de reflexões sobre a utilização de
estratégias pedagógicas para o trabalho com projetos de leitura literária no
ensino regular. Para isso, inicia-se com a apresentação de resultados oriundos
de uma pesquisa empírica concretizada em duas escolas públicas estaduais de
Mato Grosso do Sul − uma de
Corumbá e outra de Três Lagoas. A
reflexão apresentada busca subsídios, dentre outras obras, em Bordini &
Aguiar (1988), com o livro Literatura: a
formação do leitor - alternativas metodológicas, e na bibliografia acadêmica
da área da Pedagogia.
PALAVRAS-CHAVE:
Literatura, Pedagogia de Projetos, Práxis.
SERVIÇO
Dia 13/11 – Sala H-108 - Palestras
Mesa 1 – Coordenação: Maisa Barbosa
da Silva Cordeiro
13h00 – Luciene Lemos de Campos: Literatura e Pedagogia de Projetos: A importância da
literatura em sala de aula
Professora Luciene participa do evento também no debate de projetos, com a leitura do projeto de Felipe Dartangan Maropo, no dia 13/11, às 18h30.
Para ver a programação completa do evento, clique AQUI.
Para ver a programação completa do evento, clique AQUI.