Palestra trata da Pedagogia de Projetos no ensino de literatura


Mestre em Estudos Fronteiriços pela UFMS/CPAN, com o estudo A mendiga e o andarilho: a recriação poética de figuras populares nas fronteiras de Manoel de Barros (2010), e Especialista em Língua Portuguesa, a Professora Luciene Lemos de Campos, Gestora Pedagógica da Coordenadoria Regional de Educação de Corumbá (SED/CRE-3), profere palestra sobre a utilização da Pedagogia de Projetos em sala de aula no ensino de literatura.
A palestra abre a Mesa 1 do Seminário, e será às 13h do dia 13 de novembro, na Sala H-108 da Unidade I do Câmpus do Pantanal da UFMS, em Corumbá.
A professora subsidia a palestra com sua experiência em sala de aula no Ensino Fundamental e Médio, tendo atuado em escolas públicas e particulares de Corumbá e de Três Lagoas e como professora substituta em Prática de Ensino na UFMS, atua, no momento, como Gestora Pedagógica na Coordenadoria Regional de Educação. Ingressou como aluna especial no Doutorado de Letras (CPTL) e Mestrado em Educação (CPAN) e foi professora Finalista Nacional na Olimpíada da Língua Portuguesa de 2016. Sua palestra tem aporte teórico das áreas de Literatura, Metodologia Científica e Pedagogia. Para a professora, o trabalho com projetos é um trabalho interdisciplinar, com o amálgama de conceitos e procedimentos de estudo de diversas áreas.
Eis a ementa da palestra:

LITERATURA E PEDAGOGIA DE PROJETOS

Luciene Lemos de Campos (SED/CRE-3)

RESUMO: No presente estudo, procura-se fazer uma introdução à literatura de ficção como elemento basilar para propiciar a possibilidade de uma explosão do conhecimento alicerçada em uma pedagogia de projetos. Embora existam muitas discussões e estudos referentes às questões do ensino de literatura e da prática da leitura literária em sala de aula, ainda se constata uma carência de ações pedagógicas que produzam resultados capazes de reverter o contexto das deficiências desse setor em nosso País. O objetivo deste estudo é discorrer sobre a importância da literatura para o ensino em sala de aula, a partir de reflexões sobre a utilização de estratégias pedagógicas para o trabalho com projetos de leitura literária no ensino regular. Para isso, inicia-se com a apresentação de resultados oriundos de uma pesquisa empírica concretizada em duas escolas públicas estaduais de Mato Grosso do Sul uma de Corumbá e outra de Três Lagoas. A reflexão apresentada busca subsídios, dentre outras obras, em Bordini & Aguiar (1988), com o livro Literatura: a formação do leitor - alternativas metodológicas, e na bibliografia acadêmica da área da Pedagogia.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura, Pedagogia de Projetos, Práxis.


SERVIÇO

Dia 13/11 – Sala H-108 - Palestras
Mesa 1 – Coordenação: Maisa Barbosa da Silva Cordeiro

13h00 – Luciene Lemos de Campos: Literatura e Pedagogia de Projetos: A importância da literatura em sala de aula

Professora Luciene participa do evento também no debate de projetos, com a leitura do projeto de Felipe Dartangan Maropo, no dia 13/11, às 18h30. 

Para ver a programação completa do evento, clique AQUI.

Postagens mais visitadas deste blog

Fotos do 10º Seminário do GPLV

Fotos do Seminário em Corumbá

Resiliência. Persistência. Constância.