Resiliência. Persistência. Constância.

                                                                                                                                    

E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
      "José", Drummond, 1942
O 10º Seminário do Grupo de Pesquisa Literatura e Vida configura resiliência, persistência e empenhos raros em um país, o Brasil, no qual o efêmero, a descontinuidade e o catastrofismo são matéria cotidiana que entranha na alma das coisas e das pessoas.
Ocorre o evento, cuja primeira dezena ensejaria os maiores festejos, no entanto, em quadra de mudança que tem preocupado a universidade. De há muito os recursos minguam e o noticiário avança que novos cortes orçamentários virão. Tal perspectiva tinge o horizonte de angústia, a angústia de que o futuro de um país só se constrói com investimento na educação e na pesquisa e mais uma vez parece que jogamos não só mais uma década fora, mas descartamos o bebê e ficamos com a água suja do banho.
Em 1942, com o Estado Novo e com a Guerra Mundial, Carlos Drummond de Andrade questionava: “E agora, José?”
Para o poeta, o tempo era de fim da utopia, de mofo, de portas fechadas, de riso que não veio, era tempo de febre, gula e jejum, de mar que secou, de desejo de morte, de ausência de rumos, de falta de perspectivas, de impossibilidades, de homens partidos, de mãos que não se davam, de fezes, de tédio, de nojo, de ódio, de náusea.
Mas é também o tempo em que uma flor fura o asfalto: embora feia, desbotada, contrapondo-se na sua fragilidade à autoridade policialesca, é, na sua insegurança, uma forma que se avoluma e vence o seu sombrio contexto.
Assim fazemos esse 10º Seminário do GPLV, pois é do estrume que nasce a rosa, é no lodo que floresce o lírio e é na adversidade que emergem os grandes, vencendo choro e ranger de dentes, superando a corrida de obstáculos dos 400 metros multiplicados pelos 42 quilômetros de uma maratona.
E o fazemos desdobrado em três frentes: no PPG-Letras da UFMS, no Câmpus de Três Lagoas, em parceria com o PROFLETRAS, também do CPTL, na Escola Estadual JOMAP, também em Três Lagoas, e no Câmpus do Pantanal, em Corumbá. Desse modo, articulamos a pesquisa, o ensino e a extensão, com a participação de professores da rede pública, de alunos da graduação, de formandos debatendo seus TCCs, de mestrandos e de doutorandos apresentando seus projetos e suas pesquisas, assim como professores convidados debatendo projetos e pesquisas, ministrando minicursos e proferindo palestras.
A programação completa pode ser conferida na aba específica acima.
Nesse tempo de angústia e náusea, em que nos perguntamos “E agora, José?”, vale a resiliência, a persistência, a constância, o desejo de realizar sempre, cada vez mais, cada vez de modo melhor. É com esse espírito que já deixamos o convite para que após participar deste evento se prepare para estar conosco no 11º Seminário do GPLV: mantendo uma tradição dos eventos do Grupo, de ser itinerante em parceria com outras instituições, nosso 11º Seminário será nos dias 2 e 3 de maio de 2019 na UFF – Universidade Federal Fluminense, em Niterói.
Em breve, mais detalhes serão divulgados em nossos blogs (veja links nesta página).
Por agora, com nossos agradecimentos por sua participação, vamos ao 10º Seminário!!!
Cordial abraço.
                                          Prof. Rauer             
                                           Líder do GPLV

Postagens mais visitadas deste blog

Fotos do 10º Seminário do GPLV

Fotos do Seminário em Corumbá